Referências Visuais

Artistas

Man Ray ( 1890 - 1976 )

    Fotógrafo surrealista e dadaísta, contribuiu muito com o mundo da fotografia na época. Nascido nos Estados Unidos, mais exatamente em Philadelfia, Pennsylvania. Seu trabalho permeou várias dimensões da arte, não só a fotografia como mesmo a pintura, a assemblage, colagem e em filmes.
    Daqui gostaria de destacar dentro de seu trabalho sobre os seus retratos, mais especificamente os retratos que Man Ray fez de Marcel Duchamp travestido como Rrose Sélavy, alter ego feminino de Duchamp praticamente. A sinergia entre o trabalho que Duchamp sempre propôs, do duplo sexual em várias obras, combinado com a fotografia de retrato essencial de Man Ray resultou numa abordagem perfeitamente feita entre o que não se via como comum, o tratar da transsexualidade com tanta força, porém ainda sim, muito sutíl.

   "I paint what cannot be photographed, that which comes from the imagination or from dreams, or from an unconscious drive. I photograph the things that I do not wish to paint, the things which already have an existence."¹
   "Eu pinto o que não pode ser fotografado, isso que vem da imaginação ou dos sonhos, ou dirigido pelo inconsciente. Eu fotografo coisas que eu não quero pintar, coisas que já existem."

Portrait of Rose Sélavy

Man Ray, 1921

Rrose Sélavy
Man Ray, 1921

Rrose Sélavy
Man Ray, 1921

Rrose Sélavy
Man Ray, 1923

Claude Cahun ( 1894 - 1954 )

    Fotógrafa e escritora, nascida na França na cidade de Nantes. Vejo ela como uma lutadora da própria nascença, a artista mesmo adotou vários outros nomes passados, tanto masculinos como femininos, seguindo com o de nascença:

  1. Lucy Renee Mathilde Schwob
  2. Claude Courlis
  3. Daniel Douglas
  4. Claude Cahun
    Há mais nomes adotados pela artista, mas esses são os mais relevantes.
    Pelo menos no tempo de seu fazer artístico, Claude nunca se sentiu mulher, por todas obras, mais especificamente, seus auto-retratos, gradualmente , o psicológico da artista alterou a forma de seu corpo ser exposto, ou seja, gradualmente sua figura foi se tornando cada vez mais masculina.

Self Portrait
Claude Cahun, 1928

Claude Cahun as Le Monsieur in Banlieue
Claude Cahun, 1929

Untitled
Claude Cahun, 1921-22

What do you want from me?
Claude Cahun, 1928

Nenhum comentário:

Postar um comentário